Seridó Potiguar: Clima

Clima



Mapa das zonas climáticas da região do Seridó (Clique para ampliar)

A região do Seridó está inserida na área do Polígono das Secas, tem um índice pluviométrico variável de (400 a 1000 mm/ano normal). Essa condição é agravada pela elevada média térmica, que contribui para a grande evaporação, a qual, somada à grande irregularidade na distribuição das chuvas, explica a semi-aridez da região.

● Baixo índice pluviométrico anual (pouca chuva);
● Baixa umidade;
● Vegetação com presença de arbustos com galhos retorcidos e poucas folhas (caatinga);
● Temperaturas elevadas em grande parte do ano

O clima na região do Seridó, é dividida em três áreas homogêneas. De forma geral, observa-se que as chuvas aumentam num gradiente "leste-oeste" e num gradiente "áreas altas - áreas baixas". (Mapa acima)

Semiárido brando: Está presente na porção oeste e serrana do Seridó. Com precipitação variando de (800 a 1000mm/ano normal) e temperatura (média) anual de 27,5ºC.

Semiárido mediano: Está presente na porção central da região, com precipitação variando de (600 a 800mm/ano normal) anuais e temperatura média de 26ºC.

Semiárido rigoroso: Está presente na porção leste e extremo norte da região, com precipitação variando de (400 a 600mm/ano normal) anuais e temperatura média de 25ºC. Temperaturas mais amenas devido à altitude.
A Serra de Sant'ana, combina os dois tipos de clima: (semiárido brando) e o (semiárido rigoroso), variando conforme a altitude. Na mesma predomina o clima tropical de altitude. Entretendo, o regime de chuva não se altera nessas regiões.
Clima de altitude (Semiárido brando)
A Serra de Santana se estende pelos municípios de Cerro Corá, Bodó, Lagoa-Nova, Ten. Laurentino Cruz sendo as sedes no cume da serra além dos municípios de Currais- Novos, Florânia, São Vicente, Santana do Matos e Jucurutu.

A temperatura média chega entre 22° a 29°C no alto da serra, mas nos meses de junho, julho e agosto as temperaturas podem chegar aos 12°C.
Nota:
Precipitação: média anual (estação invernosa normal). Lembrando, a região sujeita à repetidas crises de prolongamento das estiagens, chuvas com índice pluviométrico altamente irregular.

Acesse:
Tabela com índice pluviométrico acumulado anual da região do Seridó potiguar.
TEMPO DO SERIDÓ

Mapa: OpenBrasil.org/IBGE

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Seridó Potiguar - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página